Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

You are viewing an old version of this content. View the current version.

Comparar com o atual View Version History

Versão 1 Próxima »

Trabalhando com tecnologia, nos deparamos com diversos termos durante a rotina de criação de uma documentação. Para tornar o processo de entendimento mais ágil, aqui você encontrará alguns termos dessas nomenclaturas e também um glossário com palavras utilizadas no conteúdo criado.

Utilize a pesquisa abaixo para pesquisar por um tremo específico

Termos

 Objective

É utilizado para agrupar os PBI’s que serão necessários para entregar uma feature.

 PBI

Product Backlog Manager. É o item que engloba as tarefas que serão necessárias para entregar uma funcionalidade. O PBI é o pai das user stories.

 User Story

As user são as tarefas que precisam ser desenvolvidas para atender ao que está sendo proposto pelo PBI.

 Issue

As issues são falhas encontradas no sistema externamente. São abertas quando o sistema já está rodando e clientes ou parceiros encontraram erros de funcionamento.

 Bug

Os bugs equivalem à falhas encontradas internamente, durante o processo de teste.

 Tag

As tags são etiquetas que servem para facilitar o mapeamento de atividades no quadro. Pode-se utilizar tags para identificar à qual entrega os itens pertencem, qual mês, qual versão e etc.

 Task e Sprint Task

A task é uma tarefa relacionada à uma US, uma dependência. A Sprint Task é uma atividade que não depende de desenvolvimento. Pode ser um estudo, a própria documentação de uma funcionalidade, etc.

 Query

A query é uma lista que serve para agrupar itens de uma entrega. Se precisar saber, por exemplo, quais PBIs serão entregues no mês de março de 2022, é possível inserir essa configuração em uma query para mapeá-los.

 Raia

As raias são as divisões do board, que podem ser personalizadas pelos times, iniciando invariavelmente pela raia Expedite, que serve para tratar itens de urgência.

 Iteration

O Iteration serve para controlar as entregas com base em um caminho. Pode-se criar o caminho pela versão, pelo mês da entrega, pelo time, enfim, como fizer sentido para a equipe. Quando criado, o iteration poderá ser selecionado pelos demais usuários para visualizar entregas relacionadas à ele.

 Gateway

É o dispositivo que roteia o tráfego da rede local para dispositivos em redes remotas. Em um ambiente domiciliar ou de uma pequena empresa, o gateway padrão é frequentemente usado para conectar a rede local à Internet.

 Default

É um campo ou configuração fixa, que não pode ser alterada pelo usuário.

 Patch

Quando se diz que alguma entrega está sendo feita como Patch, quer dizer que nela sairão somente correções.

 Host

O host é o serviço responsável por processar e postar mensagens no sistema.

 Helper

São campos que possuem informações complementares em caráter explicativo, geralmente representados pelo ícone de interrogação ao lado do campo.

 Combobox

São campos que possuem uma lista de opções para escolha.

 Build

No contexto do desenvolvimento, é uma versão "compilada" de um software ou parte dele que contém um conjunto de recursos que poderão integrar o produto final.  

 Feature

Palavra que descreve implementação de novas funcionalidades no sistema. Uma feature sempre vai ser uma novidade de impacto no front-end.

 Front-end e Back-end

Front-end é tudo que está visível no sistema. Os menus, botões, tudo que pode ser visto pelo usuário ao acessá-lo.

Back-end é a estrutura que está por trás do front, o que faz o sistema funcionar.

 EDI

É um módulo de integração de documentos.

 Doctypes

São códigos para identificação do tipo de documento fiscal.

  • Sem rótulos